Cônicas: Significados, Equações e Aplicações









Início      Tarefas     Processo    Avaliação       Conclusão


Introdução

    Ninguém ignora que a geometria teve seu início nos primórdios da antiguidade.No entanto, foi na Grécia, aproximadamente durante o primeiro século da Idade Helenística, que viveu três matemáticos que se destacaram em relação aos seus contemporâneos, predecessores e sucessores. Euclides (c. 300 a.C.), Arquimedes (287-212 a.C.) e Apolônio (c. 225 a.C.) foram os escritores mais fecundos dessa ciência e por causa deles o período compreendido de 300 a 200 a.C. é denominado de “Idade Áurea” da matemática grega. Tudo o que se produziu de significativo em geometria até os dias atuais, tem semente nos trabalhos de um desses três geômetras.

   Apolônio, considerado “o Grande Geômetra”, ao lado de seus contemporâneos, graças à sua obra Seções Cônicas, fez um estudo completo sobre essas curvas que supera todos os trabalhos escritos anteriormente sobre o assunto. Foi Apolônio que criou os termos elipseparábola e hipérbole. A obra de Apolônio foi duramente criticada por alguns estudiosos de sua época, que afirmavam que seu estudo não possuía nenhuma aplicação no mundo real. Contudo, o tempo se encarregou de mostrar que esses estudiosos estavam equivocados, pois, ainda, hoje, encontramos as seções cônicas presentes em muitas situações do nosso cotidiano.

 Através de uma investigação sobre algumas das aplicações das superfícies cônicas você irá descobrir como essas curvas contribuíram para o avanço da tecnologia nos dias atuais.